A FAMÍLIA DO ANTIQUÁRIO

10 e 11 Novembro 
Sexta e Sábado 21h00
M/6  Teatro
75’

A Família do antiquário é uma comédia satírica que fusiona o teatro físico, a dança e a manipulação de objectos. Através da relação da música com o movimento e os elementos da cenografia, vão-se revelando pouco a pouco todos os segredos de uma encenação que se fundamenta na dinâmica plástica da narrativa teatral. O espectáculo materializa-se sob a forma de uma pintura viva inspirada na obra do pintor Marc Chagall (1887-1985).

O texto do dramarurgo italiano Carlo Goldoni (1707-1793) conta a história do conde Anselmo que leva a sua família à ruína, devido ao exacerbado interesse que tem em adquirir e coleccionar antiguidades. Dá-se o paradoxo de que desconhece profundamente o assunto e por isso é facilmente enganado pelo seu criado. Para melhorar a situação financeira da casa, consegue casar o filho com Doralice, filha de uma rica comerciante que acaba por assumir a gestão dos bens da família aristocrática.

O espectáculo guarda as características populares da Commedia dell’Arte italiana, mas apresenta uma reflexão sobre os modelos familiares tradicionais e propõe uma visão feminina e contemporânea do texto clássico original.


Ficha Técnica e Artística

Criação TEATRO MIRA  
Produções  OS PISCOS
Autor Carlo Goldoni
Tradução Encenação e Cenografia  Gonçalo Guerreiro
Figurinos Helena Macedo 
Elenco Rui Pisco, Helena Macedo, Marco Quintino, Paula Cunha Rosa, Andreia Coelho, Leonel Parreira
Direcção Técnica Licínio Silva
Design Gráfico Catarina Pisco 
Produção Paula Coelho