A Cerejeira da Lua (ver+)

A Fábula dos Feijões Cinzentos (ver+)

Xerazade não está só (ver+)

Ciclo Agakuke o inuit

Teatro de actores e marionetas, a partir dos 4 anos
Ciclo de cinco espectáculos construidos a partir de contos de todo o mundo – 5 continentes, 5 países, 5 contos, 5 espectáculos que convidam a descobrir ou redescobrir e partilhar as diferenças que cada cultura traz consigo. Agakuke é o personagem principal de um ciclo de histórias, fruto das suas memórias de viagem.

Agakuke e a princesa Putri Telur (ver+)
Agakuke e a Filha do Sol (ver+)
Agakuke e Mamadu o Marabu (ver+)
Agakuke e o Pescador Curandeiro (ver+)
Agakuke e os Estranhos Estrounhos (ver+)

À Procura do Ó-Ó Perdido (ver+)

E Tudo os Sapatos Levam… (ver+)

Tamariz Árvore Como Nós (ver+)

O Senhor de La Fontaine em Lisboa (ver+)

Cabelos em pé! (ver+)

ESPECTÁCULOS ANTERIORES

A Menina do Mar

Leitura Encenada do conto de Sophia de Mello Breyner
M/ 6 anos
Este trabalho parte da leitura do conto “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner.
Valorizando a linguagem com a sua riqueza de imagens e a magia nela contida, a leitura cria a base fundamental do trabalho. O envolvimento do público realça o aspecto dramático da história e apoia a sua interpretação.
A cenografia é complemento visual da imaginação, colocando desde o início o espectador no ambiente marinho, com cores e formas fascinantes.

Fotos: Sylvain Peker

Préhistoric’ball

Teatro Físico, Dança, Música e Futebol
Nas paredes e tectos de cavernas do Sudoeste da Estrónhia foram descobertas pinturas rupestres que atestam a existência de uma forma de futebol pré-histórico: o pré-históric’ball.
Há 16 000 anos, enquanto nascia a arte nas paredes das cavernas sob a forma das chamadas pinturas rupestres, nascia também o antepassado do futebol que nós conhecemos. Será apropriado chamar este jogo o pré-histórico’ball.
No âmbito do Euro 2004, antropologistas, paleontologistas, etnologistas, biologistas e outros pré-históricologistas juntaram-se para elaborar uma reconstitução de um autêntico jogo de futebol pré-histórico. Pela primeira vez em Portugal e no Mundo se torna possível assistir ao inédito jogo de Pré-históric’ball!
Sinopse
Um grupo de homens pré-históricos deambula nas ruas a procura de um lugar para o desenrolar de uma cerimónia especial. Levam com eles uma coisa misteriosa, cuidadosamente embrulhada em peles de mamute. O objecto parece ser o centro de todas as atenções. Chegados ao sítio que lhes parece o mais adequado, começa um ritual à volta do misterioso objecto, num ritmo endiabrado de percussões e danças tribais. Dois grupos organizam-se como para formar equipas distintas. O objecto misterioso voa no ar num ritmo endiabrado de percussões. Uma confusão organiza-se, ninguém parece perceber o que se passa. Acabou de começar o primeiro jogo de pré-históric’ball. Qual será a equipa vencedora? Os neandertalianos ou os cromanhonos?

O Gato e o Escuro

de Mia Couto
M/4 anos
Um bichano aventureiro deseja saber o mistério da noite, o que haverá para lá da linha do pôr-do-sol, coisa que o vem trazendo obcecado. Apesar dos cuidados da Gata Mãe que não quer que o filho se precipite nas iniciações da vida, a tentação é demasiado grande para Pintalgato, e o que não tem remédio, remediado está: um belo pôr-do-sol, depois de as cores do céu se terem transformado em miríades de cores irrepetíveis, eis que o nosso pequeno gato se decide a passar para o lado de lá.
Do seu encontro com o Escuro e da sabedoria filosófica da sua mãe trata esta adaptação teatral para crianças do belo livro O gato e o escuro , do autor moçambicano Mia Couto.

Joana está na Lua

de Pascal Sanvic
Actores, Marionetas e Audio-visual
M/4 anos
“Joana está na Lua” conta as aventuras de uma menina que, pelos poderes de uma máquina mágica, e depois de múltiplas aventuras, se torna cada vez mais pequena até entrar no mundo das miniaturas.
Graças a uma máquina mágica inventada pelo seu marido, Maria, miniaturista de profissão, pode reduzir ou ampliar os objectos e …também seres vivos.
Um dia, a sua filha Joana passou pela máquina e ficou muito pequenina. Orgulhosa desta experiência, Joana gosta do seu novo tamanho e decide continuar pequena. A mãe aceita esta vontade crendo que é apenas um capricho passageiro. Começa então uma noite branca, cheia de sonhos e aventuras mirabolantes que a transportam para um mundo infinitamente pequeno. E por fim, voltará Joana ao seu tamanho normal?

Do espectáculo ao Livro

Ulisses

de Maria Alberta Menéres
Leitura encenada do conto
M/ 8 anos “Fascinantes são as aventuras de Ulisses. Através dos tempos, muitos foram os escritores que elas inspiraram.
Contadas pela primeira vez por Homero, grande poeta grego, no seu livro “Odisseia”, estas aventuras ainda não deixaram de percorrer, pelos caminhos da imaginação, um mundo muito maior do que o percorrido pelo próprio Ulisses.” – Maria Alberta Menéres
Fascinante foi a viagem em que nos aventurámos. Traçada a rota só nos resta esperar que o vento nos conduza e que embarquem connosco para a podermos partilhar…

A Família Pernaltas

Ou como manter os pés na terra quando a cabeça anda nas nuvens
Dois casais sonhadores, curiosos, enérgicos, sofisticados, carinhosos e simpáticos, deambulam pelas ruas à descoberta de um mundo que não é o deles. Todos diferentes, algo em comum os une: as suas elegantes pernas altas.
Jacinto e Rosa são românticos. Antúrio e Mirabel são mais traquinas.
Juntos descobrem a cidade e os seus habitantes. Pouco a pouco eles desvendam o seu pequeno mundo sob o olhar terno e divertido do público.

O Ogre Vagaroso

M/ 4 anos
De como um OGRE (gigante voraz que, nos contos de fadas, come crianças) consegue enganar os donos e criadagem de uma grande casa excepto uma pequena menina, a filha do guarda-portões, que ultrapassa de uma forma divertida as dificuldades e acaba por salvar todos. Um espectáculo de verdadeira comicidade, suspense e poesia.