A FADA ORIANA 
de Sophia de Mello Breyner Andersen
10 OUT 2020
Sábado 16h00
M/6  Teatro de objetos
60’

‘’(…) O mundo está desencantado. Quero ir para a cidade e quero tornar-me igual aos outros homens.(…) Assim diz o poeta e assim faz: No seu quarto nove malas já estão feitas, de formatos e cores diversas, com mundos lá fechados e a descobrir, é só abrir! Mas batem à porta,agora? Uma menina amiga, de há muito, imaginou-a sempre o Poeta com asas, vem despedir-se… é tempo de ir, tempo que sempre falta, cada vez mais!
Mas a menina de olhos sonhadores mira e remira cada mala ou malinha. A curiosidade nunca matou o gato, ela sabe, e por isso já vai abrindo uma, tinha o poeta só virado costas para olhar paisagem. E tudo se transforma!

Partindo da própria dramaturgia apontada pelo conto, a proposta do Teatro TapaFuros, nesta criação para o público infanto-juvenil, será mergulhar no universo de mil possibilidades que nos oferece o teatro de objectos ou de formas animadas. De 9 malas, correspondentes aos 9 capítulos d’ A Fada Oriana , saltam infindáveis objectos que se transformam a olhos vistos para irem contando a estória: será esta escova o porco espinho? E um lenço preto tranformou-se na andorinha? Fadas aparecem, vindas do nada, terra fértil para a imaginação!

Previlegiaremos também o uso de fantoches contruídos para o efeito e com intenção de realçar a beleza da narrativa. O conto será trabalhado quase na íntegra numa perspectiva de enaltecimento, com recurso ao encanto da oralidade, do valor e riqueza da palavra da Poeta Sophia, com música original e ao vivo. A presença e performance de um actor e uma actriz contribuirão para tornar A Fada Oriana um espectáculo total e uma experiência inolvidável para o público escolar bem como para toda a família. Todos convidados pelo Teatro TapaFuros a espreitar em segredo A Fada Oriana! Porque ela se esconde e, quase quase sem repararmos, vai adoçando nosso caminho…                         
Rui Mário, 2017

Ficha Técnica e Artística:

Encenação : Rui Mário

Música Original : Pedro Hilário

Direcção de Atores : Samuel Saraiva

Interpretação : Rui Mário, Susana João

Figurinista : Teatro TapaFuros

Designer : Sofia Saraiva

Fotografia : Sérgio Santos

Produção Executiva : Joana Rodrigues

Produção : Teatro TapaFuros