HOMENAGEM

6 e 7 Outubro
Sexta e Sábado 19h30

M/12  Teatro
80’

HOMENAGEM é um espetáculo de teatro-dança criado por Naomi Silman e Yael Karavan, que coloca em cena a problemática da extinção de espécies (flora e fauna), cuja ausência antevê̂ silenciosas porém duras repercussões na vida do planeta. Emergindo da linha ténue entre o trágico e o cómico, revelará contradições do comportamento humano na sua interação com o planeta Terra. A investigação apesar de exaustiva será́ infinda, procurando sensibilizar para a existência de espécies que também aqui devem ter lugar. 

HOMENAGEM é um espetáculo de teatro-dança que traz ao público a variante de um tema global que é a ecologia e a preocupação que nós, seres humanos, cidadãos e cidadãs do mundo, deveríamos ter em atenção diariamente.

Nasce de um denso pensamento crítico e criativo ao mesmo tempo: na urgência de agir perante os números, toma as artes como bandeira numa abordagem criativa, sensível, inclusiva e participativa.

Uma das vertentes da emergência climática é precisamente o tema deste trabalho: a extinção de espécies, flora e fauna, cuja ausência terá silenciosas, mas duras repercussões na vida do nosso planeta.

É objetivo de HOMENAGEM evocar não só a sua ausência mas, sobretudo, incentivar a consciência comportamental, a mudança e ação sobre esses comportamentos, muitos deles enraizados, que se vão acumulando e nos levam a este extremo que é a extinção de espécies no planeta.

Compreendemos o que o nosso estilo de vida, consumista e capitalista encerra e como nos afasta gradualmente da nossa origem, da nossa ‘CASA’ que é o mundo natural. As nossas vidas estão, por isso, cada vez mais desligadas do nosso ambiente e, no limite, o que não vemos não nos interessa. 

Perdemos definitivamente o contacto com as espécies que, juntamente conosco, formam a Vida na Terra. Além disso, o foco da sociedade atual tem sido predominantemente voltado ao imediatismo, sem nos preocuparmos com o que está por vir, com questões de longo prazo. Frequentemente desconsideramos que as nossas ações no presente irão definir o nosso futuro. O impacto da pandemia da covid no mundo despertou a sociedade para diversas reflexões sobre o que é importante para nossa sobrevivência, mas infelizmente o movimento iniciado ainda não é o suficiente para gerar uma transformação potente a ponto de mudar o rumo do colapso ambiental para onde estamos a caminhar.

HOMENAGEM não tem a pretensão de pregar ou ensinar, mas sim lançar-se ao desafio de criar um espaço de reflexão, abrir as mentes e os corações das pessoas através do humor, da poesia, da performance e de factos científicos. E desafia as artistas ao evocar as suas causas e inquietações enquanto seres criativos mas também enquanto cidadãs do mundo.

O projeto começou com uma pesquisa realizada pelas criadoras, Yael e Naomi, em outubro de 2022, que incluíu trabalho de campo junto de comunidades indígenas do povo Guarani – Aldeia Itakupé no Pico do Jaraguá e Aldeia Kalipety – estado de São Paulo, região da Mata Atlântica. As artistas experienciaram o dia-dia das comunidades nativas cuja vida está intimamente ligada ao mundo natural e recolheram histórias e depoimentos e aprofundaram o conhecimento sobre as dificuldades que os indígenas enfrentam com a fragilização do seu ecossistema e da sua própria extinção.
Seguiu-se a colaboração com as atrizes e investigadoras do LUME Teatro, Raquel Scotti Hirson e Ana Cristina Colla, para um aprofundamento na técnica da Mímese Corpórea – uma metodologia que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre intérpretes/observadores e corpos/matérias/imagens promovendo uma zona de intensidade de experiência no contato com o outro – seja esse outro uma pessoa, um objeto, um animal, uma planta, uma imagem, uma palavra… potenciando a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua/observa.

FICHA TÉCNICA:

Criação e interpretação – Yael Karavan e Naomi Silman 
Apoio à fisicalidade – Vânia Rovisco
Dramaturgia – Andresa Soares
Figurino – Carlota Lagido
Objetos/Cenografia – João Ferro Martins
Trilha Sonora e sonoplastia – Diogo Alvim
Desenho de Luz – Luís Moreira
Operação de luz e som – Chico Barganian
Assessoria artística – Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Ricardo Puccetti (Lume Teatro)
Apoio administrativo – Giselle Bastos
Consultoria científica – Prof Dr Carlos Joly, Prof Andre Lucci Freitas e Prof Dr Thomas Lewinsohn (UNICAMP, BR)
Pesquisa de campo – aldeias Guarani Itakupé e Kalipety (região metropolitana de São Paulo)
Produção executiva – Academia de Produtores Culturais (PT) e Giovanna Zottis (BR)
Co-produção – Teatro das Figuras, Faro (PT) e LUME Teatro-Unicamp (BR)

Financiamento – Iberescena, Fundação Calouste Gulbenkian e GDA 
Apoios – Estúdios Victor Córdon, Companhia Olga Roriz, Penhasco.