A III MOSTRA GARGALHADAS NA LUA APRESENTA:
“HUMOR GROTESCO.A ARTE DE BUFAR”
WORKSHOP INTENSIVO DE BUFÃO COM ANGI AMAYA (GRANADA, ES)
11 A 15 DE MARÇO 2019
BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO
Em Março, no âmbito da Mostra Gargalhadas da Lua em
Carnide recebemos a Angi Amaya (ES) e o curso de bufão “O humor grotesco.
A arte de bufar”, de 11 a 15 de Março, das 10h às 14h.
Nesta oficina entraremos no mundo da comédia em estreita relação com o
grotesco, o feio, o disforme.
Vamos investigar a multiplicidade de possibilidades oferecidas pela paródia,
sátira e ironia para desenvolver novas vias para o humor.
Vamos investigar a linha fina que separa o correcto do profano.
Através do jogo e improvisação serão oferecidas ferramentas para a criação de
personagens e cenas de corte bufonesca.
Liberdade, brincadeira, provocação, irreverência, impulso, crítica, paródia,
escuta, ação-reação, risadas profundas e diversão.
O bobo da corte, como o conhecemos, é provocador, astuto, irónico, irreverente e às vezes até cruel. A sua arma mais poderosa, para se livrar do do desterro e da morte, é o humor. Ele usa-o para fazer chacota, criticar, questionar e até mesmo esfregar na cara do público, “o rei” que o observa, as mais terríveis misérias humanas.
Cumpre, em alguns casos, uma função social, conscientizando “ao rei ou à
corte”, algumas questões que afetam negativamente a sociedade, porque são
os únicos que podem questionar as leis ou mesmo a palavra do “rei”. .
Enquanto suas as suas ações e o seu discurso forem preenchidos com muito humor
e conseguirem fazer rir o “rei” em resposta, tudo ficará bem.
O Bufão é ridículo, torpe e, deformado. Ele não tem medo do fracasso porque já
é um fracasso, separado e marginalizado pela sociedade.
Bufar é uma arte.
“Os
bufões são criativos, inovadores, flexíveis e desafiadores – essas qualidades
estão no coração de seu ser, e o humor é muitas vezes simplesmente o invólucro
o que eles usam para disfarçá-lo e torná-lo aceitável”. Otto, Beatrice K. “
Ao longo de cinco sessões, os participantes
abordarão o universo do Bufão,o seu infinito mundo de possibilidades, jogos e
ridicularização,a sua extrema liberdade,a sua inteligência tola e o seu absurdo
inteligente.
Desenvolveremos exercícios onde com os participantes de desinibição, ironia,
surpresa, desprezo, intuição, “energia buffa.”
Prazer e Deformação
Passaremos primeiro pelas origens medievais destes personagens, como os anões, corcundas, elefânticos, mutilados, etc., … e à procura de estratégias sobre como transportá-lo para a cena atual, fluindo diante de um público e uma sociedade que são o “rei” dos tempos que correm.
Aprenderemos a rir de tudo e a nos conectarmos com os instintos mais primitivos e naturais, apreciando a irresponsabilidade e a irreverência de transgredir as regras da sociedade civilizada, apreciando o repugnante e a repugnância da realidade mundana crua.
O Bufão é uma boa ferramenta de para a atuação teatral e performance, complementar a outras artes performáticas, muito útil para profissionais de Clown, Teatro, Dramaturgia e para artistas em geral. O curso está aberto a pessoas também que não venham desta áreas e que desejem descobrir esta arte e dar os primeiros passos nesta linguagem.
SOBRE A FORMADORA
Angi Amaya é atriz, palhaça e bufona com uma longa carreira no mundo da comédia.
Ela foi crescendo ao colaborar com muitas companhias e participando em projetos de palhaços e teatro social em vários continentes.
Teve treinamento em várias técnicas de Teatro, Performance, Consciência Corporal e Dança em Granada, no “Centro de Artes Cénicas de Estudos da Andaluzia” Escenic @, com professores como J. Carlos Plaza, Miguel Narros, Begoña Valle, Denise Perdikidis, Perla Jaritonski, José Piris e Claudia de Siato, Sabina Cesaroni, Mikel Crespi, Joan Font, Andrés Lima, Assumpta Serna, Cristina Rota, Carmelo Gómez …
Continuou a sua pesquisa na comicidade e aprofundou o trabalho de máscara tendo como professores Hernán Gené, Gabriel Chame, Mario Gonzalez, Carlo Boso, Anton Valen …
Ela é criadora e produtora do seu próprio teatro, clowning, cabaret, poesia, performances, microteatro, com a CIA. MadamDarina Ela trabalha de forma independente há mais de 15 anos e com diferentes companhias.
No aspecto pedagógico, iniciou sua carreira ministrando oficinas e cursos de teatro para crianças e adolescentes em escolas, acampamentos e campos de trabalho.
Mais tarde, trabalhou como assistente de Hernán Gené na Escola de Circo Carampa (Prêmio Nacional de Circo 2011) em Madrid, onde ele ensinou as disciplinas de teatro, palhaço e Máscara Neutra.
Foi também professora de teatro no Centro de Extensão Universitária “Casa de Porras” em Granada.
É formadora em técnicas de, criatividade e criação em laboratório, orienta oficinas de iniciação ao Palhaço, Comédia e Bufão..
Atualmente trabalha em seus próprios espetáculos com o Cía. MadamDarina e podemos vê-la na peça “Margarita está morta” por Cía. As primas. Ele também começa a dar seus primeiros passos na encenação.
Informações práticas
onde
Casa do Coreto
Rua Neves Costa, 45 Carnide
1600-532 Lisboa
horário
Segunda a Sexta das 10h às 14h
valor
100 euros (até 25 de Fevereiro)
120 euros após essa data
inscrições
Tm +351 938 018 777 MARIA JOÃO TRINDADE
Tm +351 966 046 448 ANA ENES
https://www.facebook.com/GargalhadasNaLua/
https://www.facebook.com/events/2154122934651261/
sobre o evento:
Organização: