27 e 28 JUL
M/16 teatro 50’
sáb 21h30 dom 19h00
MATAR E MORRER
Mariana Ballardin e Vitor Lemos (Brasil)
a partir do texto Antígona de Sófocles
Filha do incesto de Édipo e Jocasta, Antígona perde dois irmãos que duelam pelo trono de Tebas. Creonte, agora Rei, proíbe o enterro de um deles, Polinices, por traição. Decidida a prestar honras fúnebres ao irmão, Antígona desobedece o decreto real, apesar da iminente condenação à morte.
Dramaturgia: Mariana Ballardin e Vítor Lemos
Atuação: Mariana Ballardin
Supervisão: Vítor Lemos
Direção de Arte: Juliana Matsmura
Registo: Baú Filmes
Mariana Ballardin
é atriz, encenadora e investigadora de Teatro.
É ítalo-brasileira, graduada em Teatro pela Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro) e tem formação em ballet clássico. Atuou em diversos espetáculos.
Em Lisboa, coordenou o Núcleo de Investigação-Criação em artes performativas (N.I.C). Há 6 anos, assiste a pesquisa realizada por Vítor Lemos em torno da atuação e processos de subjetivação. Participou de formações com John Mowat, João Fiadeiro, Claudia Dias, Ana Mira, Filipe Crawford, Ricardo Puccetti, Renato Ferracini e Joana Pupo. Atualmente, faz mestrado em Artes Cénicas na Universidade Nova de Lisboa.
Vitor Lemos
é ator, encenador e professor.
É Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro – UNIRIO e Doutor em Letras/Literatura, cultura e contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ.
Foi bolsista Capes/PGCI na Copenhagen University. Foi docente de instituições brasileiras de prestígio como: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e na Universidade Candido Mendes (UCAM).
Nesta última, acumulou à docência, a coordenação do Curso de Teatro.
Foi diretor da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo – Chapitô e, atualmente – além de docente da Inimpetus – Escola de Actores e da Escola Superior de Tecnologias e Artes do Espetáculo (ESTAL), é professor convidado do Curso de Teatro da Universidade de Évora e realiza investigação de pós doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.