Workshop “O Clown e a sua Poética”
com Adelvane Néia (BR)
23 a 26 Setembro 2024
Segunda a Quinta – 10h-14h (16h)
Esta oficina tem como objetivo refletir sobre as possibilidades que a linguagem do palhaço oferece. O palhaço preza pela liberdade de ser e estar diante do público através da improvisação de seu material em cena, além disso, dispõe de ferramentas importantes para o crescimento do ator.
O palhaço é um coringa, transformando os mais diversos locais e plateias, adaptando-se a eles.
A Humatriz Teatro criou em 1998 o projeto O Clown e a sua Poética com o objetivo de pesquisa e investigação de um treinamento específico na linguagem. Através de jogos e dinâmicas tem como abordagem principal à junção de técnicas e o ‘estado’ do palhaço para a compreensão e desenvolvimento do ator.
A oficina ‘O Clown e a sua poética’ visa refletir sobre práticas de trabalho, na busca de formas de se reinventar e se nutrir, através de uma linguagem potente, onde o sujeito é a própria obra de arte.
A oficina terá dois pontos básicos: prática e teórica.
A prática será através de dinâmicas e jogos com o objetivo de aprimorar a técnica na construção do repertório pessoal e ou contribuir para um treinamento com grupos onde cada um pertence e, ou escolas afins.
É direcionada às pessoas já iniciadas ou não na linguagem, cuja intenção é experimentar e ou dar continuidade ao desenvolvimento da figura do palhaço.
Os elementos abordados serão:
Prontidão – preparação do corpo do ator através de uma série de exercícios físicos específicos como treinamento essencial para o ’estado’ do palhaço.
O Jogo – o jogo existe na relação do ator com suas ações, com o público e com o outro na cena, para isso faz-se necessário desenvolver o raciocínio e os impulsos internos do corpo.
Repertório de Ação e Reação – o palhaço dança suas ações na cena, para isso se faz necessário criar um repertório pessoal como ferramenta para o desenho no espaço e na cena.
Triangulação – o foco para tornar as improvisações precisas e esclarecedoras para o público e para quem estiver no jogo com o outro.
Improvisação com objetos – elaboração de pequenas cenas partindo das improvisações com objetos, início do que virá a ser números e ou espetáculos.
Adelvane Néia (Humatriz teatro, Brasil)
Atualmente comemorando os seus trinta anos de carreira, Adelvane Néia foi uma das primeiras mulheres palhaças no Brasil a apresentar no seu país e também na Europa o seu espetáculo solo “A-Mala” com o qual viajou mais de vinte anos.
Adelvane Néia é atriz, palhaça, professora e diretora da Cia Humatriz Teatro. O Teatro surgiu em sua vida ainda na infância, tendo participado entre 1972 a 1981 de várias montagens no CAT (Conjunto de Amadores de Teatro em Jacarezinho/PR). Formada em Artes Visuais pela FIO – Ourinhos/SP (1982). Iniciou seus estudos em Teatro no CPT do Centro Cultural Teatro Guaíra – Curitiba/PR (1983-1985). O seu interesse pela arte do palhaço aconteceu em 1989 no “I Retiro para o Estudo do Clown e do Sentido Cômico” sob orientação de Luís Otávio Burnier/Lume Teatro.
Inserido no VIII Mostra Gargalhadas na Lua – Setembro 2024 Lisboa
ATÉ 31 DE AGOSTO
TODOS OS WORKSHOPS TÊM UM DESCONTO DE 20%
Após 31 de Agosto
Workshop “Comédia Gestual ” Valor 30 euros
Workshop “Palhaç@ Branco” Valor 75 euros
Workshop “O Clown e a sua poética” Valor 100 euros
Caso a inscrição seja para mais do que uma oficina:
– Oficina 16h+12h – valor 160 euros
– Oficina 16h+4h – valor 125 euros
– Oficina 12h+4h – valor 100 euros
– Oficinas 16h+12h+4h – valor 185 euros
INSCRIÇÕES
https://forms.gle/xNNU6HxVZpM6wkJG9
CONTACTOS
e-mail [email protected]
telf: 00351 926899394
Organização
Lua Cheia Teatro para todos
A Nariguda
Apoio
Câmara Municipal de Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa
DgArtes/República Portuguesa – Direção-Geral das Artes
Parceria
Junta de Freguesia de Carnide
Casa do Coreto
Local
Casa do Coreto
Rua Neves Costa 45 Carnide