É uma companhia profissional que nasce em 1996, em Lisboa. Em 1998 constitui-se como associação cultural.
Desenvolve a criação artística numa articulação constante entre actor, objecto e marioneta, cruzando o tradicional com o contemporâneo e criando uma relação transversal com outras áreas de expressão artística como as artes plásticas, música e imagem.
Os seus objectivos incluem a valorização da experiência artística como componente essencial do desenvolvimento das capacidades, de uma cidadania mais participativa, consciente e solidária.
Estabelece uma relação de cumplicidade com os vários públicos num plano de igualdade, contrariando elitismos e cativando públicos frequentemente mais afastados do mundo cultural.
Entende, ainda, que a sua responsabilidade implica uma intervenção social e comunitária com impacto na valorização dos territórios onde trabalha e dos respectivos patrimónios – materiais e imateriais – para além de promover, no conjunto das suas acções, as literacias cultural e artística.
A itinerância nacional e internacional faz também parte da actividade da Lua Cheia.
Desde 2015 dinamiza a Casa do Coreto, uma antiga serralharia transformada num espaço cultural em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, assegurando uma programação regular com espectáculos de teatro e marionetas, intercâmbios e acolhimentos de companhias nacionais e internacionais, oficinas artísticas, exposições e projectos comunitários.