VI GARGALHADAS NA LUA – mostra de palhaç@s e comicidade

5 a 11 setembro 2022

o Programa

A sexta edição da Mostra de Palhaç@s e Comicidade – Gargalhadas na Lua terá lugar na Casa do Coreto de 5 a 11 de Setembro 2022 com uma programação intensa de espetáculos e animação de rua, entre outras atividades.

De 5 a 9 de Setembro a Mostra recebe um laboratório de pesquisa artística com a professora americana Hilary Chaplain (EUA) intitulado “Find your Funny” – encontra a tua comicidade e leva-a para o teu trabalho. A artista com mais de 40 anos de experiência fará um workshop de 5 dias, completando 20 horas de formação em torno das linguagens da comédia física e gestual. A atriz americana, que já marcou presença em centenas de festivais internacionais com os seus workshops, regressa pela segunda vez a Portugal e orientará pela primeira vez em Lisboa uma oficina de longa duração.

Contando com a presença de duas companhias nacionais e quatro companhias internacionais, a mostra que tem como tema O Clown e o Teatro de Objetos Contemporâneo compõe-se nesta edição de um programa com abordagens estéticas diferenciadas.

Serão duas as Estreias nacionais. A primeira, acontece na Sexta-feira, 9 de Setembro com a apresentação da peça “Arteiro” do ator e encenador Roberto Rodrigues, brasileiro, cujos contornos estéticos são os do bufão e da sátira moderna. Criada durante a pandemia, a obra sai agora do formato virtual para encontrar os palcos nacionais neste ano de 2022.

Outra das estreias nacionais do festival será o espetáculo da companhia francesa Tyefada “Toda a Gente Ama Roberto”, protagonizado pelo ator-clown Hugo Sanchéz. A companhia realiza este ano uma parceria com a Mostra em conjunto com a Semana dos Palhaços de Évora, organizada pelo Pim Teatro.

Distinguindo-se pelo seu percurso no Circo do Soleil Aziz Gual é um dos mais aclamados artistas circenses da atualidade. Considerado pela imprensa mexicana como “O melhor palhaço vivo do mundo”, Aziz marca dupla presença nesta 6a edição das Gargalhadas na Lua. Sábado de manhã, dia 10 de Setembro, o público poderá participar na sua oficina de clown, com duração de 4 horas, serão abordados os aspectos primordiais

da arte do palhaço. À noite, a partir das 19h, o palco da Casa do Coreto irá encher-se de Risos com a obra visual que tem viajado pelo mundo “De Risa em Risa”.

O programa conta ainda com os afamados Marimbondo e o seu mais recente espetáculo “Kokolores”. Uma obra para toda a família que trata os temas da fronteiras e da exclusão social a partir da linguagem poética da música e do clown. O espetáculo será realizado, no exterior, no largo da Casa do Coreto. Logo depois, será apresentada mais uma peça que tem como forte componente o teatro de objetos, numa abordagem minimalista. Dona Catita com Cátia Vieira é o mais recente espetáculo da companhia luso-argentina Bipolar.

Nesta sexta Mostra Gargalhadas na Lua foi lançado, ainda, o desafio à companhia Créme de la Créme de expor fotografias do seu projeto “Encontros de Nariz”. Um projeto dos atores Andreas Piper e Anabela Mira ( Cia. Crème de la Crème) que consiste em visitas regulares ao centro de educação especial Externato Zazzo- Associação AlmaSã, por uma dupla de palhaços especializados na intervenção com populações em situação de vulnerabilidade.

O encerramento do festival acontece dia 11 de Setembro, domingo, e contará com a participação de todos os artistas num espetáculo de pequenos momentos curtos intitulado “Cabaré Gargalhadas” serão reunidos neste espetáculo pequenas peças de clown, música, marionetas e teatro cómico. Antecedendo o espetáculo final e para abrir o apetite, o público poderá assistir ao espetáculo da palhaça brasileira Camila Basterra “Eu sou Américo”. Um divertido espetáculo que fusiona as linguagens do teatro de rua, do circo e do clown, onde através de situações inusitadas a personagem principal desta história vai espelhando de forma inocente questões de identidade de género.

Na rua, no palco da Casa do Coreto e, cada vez mais, contagiando outros espaços de Carnide, a Mostra de Palhaç@s e Comicidade – Gargalhadas na Lua tem-se distinguido pela sua importância a nível nacional na exibição de novos espetáculos nacionais e internacionais, terminados ou “em construção”. Como um trampolim no circo a mostra tem sido um espaço de impulsão de jovens criadores, para benefício do seu público e para a difusão destas linguagens, cada vez mais reconhecidas a nível nacional como parte do quadro contemporâneo de artes performativas, distinguindo-se neste pelo seu forte caráter comunitário, de proximidade e de transformação social.

E já sabem podem seguir-nos através das redes sociais:

Instagram: @gargalhadasnalua 

Facebook: https://www.facebook.com/GargalhadasNaLua/

Direção Artística Eva Ribeiro

https://gargalhadasnalua.wixsite.com/gargalhadasnalua/inicio
gargalhadasnalua@gmail.com
Tm +351 926 899 394

Produção Lua Cheia teatro para todos
www.luacheia.pt
teatro@luacheia.pt
bilheteira@luacheia.pt
Tm +351 938 018 777 | 966 046 448