com Gonzalo Villarreal Porzio
(Escola Itinerante de Teatro ARG)
de 4 a 8 de Setembro / 20h / 10h às 14h

Sobre a oficina

A sintonia com a máscara, a escuta do público, a recepção do espaço, a imersão nas atitudes humanas, o primoroso trabalho da ação dramática e o ritmo cénico com as suas combinações, fazem da exploração da Máscara Expressiva uma aprendizagem rica e profunda para qualquer criador teatral.
Com essa base estabelecida de trabalho de emoções, ritmo e dramaturgia da máscara, convidamos os participantes a entrar no mundo das máscaras de diferentes origens antropológicas. A sua miscigenação provoca as tradições que as viram nascer, abrindo caminhos férteis para a exploração cénica. É o caso com as máscaras indígenas latino-americanas , resultado das várias viagens que Gonzalo Pozio realizou e do seu contacto com povos andinos, suas cerimónias e seus carnavais. O carácter cómico-trágico destas máscaras é intrínseco a estas e a todas as culturas, desse encontro, faremos a nossa investigação, a dança das máscaras expressivas.

As máscaras de San Ignacio de Moxos, na Bolívia, e das comunidades Kamëntsá e Inga, na Colômbia, serão a nossa fonte de pesquisa lúdica e poética. O trabalho cultural de as deslocar da sua função original para a investigação teatral permitiu-nos reconhecer um dos pontos essenciais que permanecem em ambos os campos: o seu carácter lúdico. Como acontece habitualmente na maior parte das culturas indígenas do mundo, o espaço cerimonial para o desenvolvimento das máscaras é o carnaval. Aí, elas andam de um lado para o outro, provocando os espectadores. Algumas, em rebanho, são um grande coro de escárnio, outras, sozinhas, geram cenários de encontros e desencontros. E, também, são rostos que aparecem em jornadas e cerimónias medicinais, como é o caso dos carnavais colombianos.

Assim, tanto as máscaras bolivianas como as colombianas estão próximas do espírito do Palhaço e dos arquétipos da Comédia antiga e é extremamente curioso como, nas máscaras bolivianas de Moxos, também se criam espaços trágicos pelas características do seu desenho, do seu material (madeira) e das linhas expressivas no espaço. Isto enriquece a pesquisa expressiva e abre ainda mais possibilidades de exploração.

No workshop iremos abordar:

– Espaço de jogo e dinâmica de grupo
– Análise do gesto, do movimento e da emoção – Neutralidade e estilos
– Princípios da máscara completa expressiva
– Improvisação
– Criação

Sobre Gonzalo Villarreal Pozio

Gonzalo Villarreal Porzio nasceu na Argentina. É teatrólogo e pedagogo com uma forte paixão pelo teatro gestual, físico e de movimento , em especial pelas máscaras e pelos universos que elas permitem. No seu percurso de investigação, a pedagogia de Jacques Lecoq foi o seu principal ponto de viragem e influência, bem como, noutra medida, a perspetiva teatral grotowskiana.

Licenciou-se em “Atuação e Criação Colectiva” e “Pedagogia do Movimento” na Escola Internacional Cabuia baseada em Jacques Lecoq. Aí lecionou de 2018 a 2020. Formou-se também em “Embodied Poetics” interpretando “The Second Voyage” de Lecoq com Amy Russell e Norman Taylor.
A sua formação é enriquecida e complementada por Familie Flöz (teatro de máscaras), Claudia Contin Arlecchino (Comedia del Arte), Carlos Cacho Gallegos e Anton Valen (Clown), Alfredo Iriarte (construção de máscaras), Emma Bonnici, Gabriel Gawin e Alejandro Tomás Rodríguez (corrente Grotowski), e membros de Théâtre du Soleil, Compagnie Philippe Genty, Cirque du Soleil, Odin Teatret, Scuola Internazionale dell’attore Comico, Compagnia Finzi Pasca, Teatr Zar, Pig Iron, entre outros.

Os seus interesses pessoais levaram-no a viajar pela América Latina e pela Europa, aprofundando o seu conhecimento sobre o ensino, a representação, a música, a produção e a pesquisa de máscaras autóctones. Neste caminho, começou a colaborar com companhias, escolas e festivais na Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Equador, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Portugal, Ucrânia e Lituânia, fortalecendo a busca de um teatro popular e coletivo.

Gonzalo Porzio foi co-fundador e co-diretor da companhia sul-americana Maracaracol Teatro e atualmente faz parte do projeto “Escuela Ambulante de Teatro” cuja perspetiva abraça uma pedagogia teatral sem fronteiras.

Sítio Web: https://gvillaporzio.wixsite.com/creacionteatral

Link para inscrição: https://forms.gle/BemQoS8G2dt29YyE9