Workshop “O Palhaço Branco: o jogo dos estatutos no clown”

com Merche Ochoa (ES)
23 a 26 Setembro 2024
Segunda a Quinta – 15h-18h (12h)

…O homem branco é o burguês, o rico, o poderoso. Com seu rosto lunar, espectral e o rosto dividido por uma boca estreita, ele se apresenta como um ser duro, frio e um pouco repulsivo.”

Federico Fellini

Sim, o/a Palhaço/a Branco/a é tudo isso e mais algumas coisas, mas sem ele o Augusto fica muito sozinho.


O/A palhaço/a branco/a, hoje, talvez, em perigo de extinção, dá ordem e fio condutor (dramaturgia), sustenta a ação e serve a cena para que o/a Augusto/a brilhe.
É o esperto, arma-se em esperto, é muito espertinho? É a autoridade, acha que manda ou deixam que ele mande?

Neste sentido trabalharemos as estruturas clássicas, a hierarquia, o equilíbrio da cena e também como e onde o palhaço branco se situa nos dias de hoje.

Nesta oficina, destinada a artistas com experiência na arte da palhaçaria, exploraremos a estrutura clássica do Palhaço Cara Branca.

Através de exercícios práticos e análises teóricas, exploraremos as bases deste palhaço, seu papel na cena e sua relação com Augusto.

Neste workshop serão trabalhados…

A hierarquia clownesca:

– Analisar o jogo de hierarquia na dinâmica do palhaço, não como ferramenta de poder, mas como articulação dramática.

– Perceber como o “cara branca” estabelece a ordem e mantém a estrutura do palco, permitindo que o caos do Augusto brilhe.

O “Palhaço Cara Branca” ao Serviço da Cena:

– Desenvolver a capacidade de suportar o peso da estrutura do palco, compreendendo como o “cara branca” suporta e potencializa a performance do Augusto.

– Praticaremos técnicas de interação e “tempo” para que a energia e o ritmo da cena permaneçam fluidos e eficazes.

Esta oficina é destinada a artistas com experiência anterior em palhaço, que desejam ampliar seu repertório e compreensão do palhaço “cara branca”.

É necessária vontade de trabalhar em equipe e explorar novas dimensões do palhaço clássico.


Os participantes deverão trazer:

– roupas confortáveis

– Calçado adequado para a sala de trabalho ou meias antiderrapantes

– Nariz de palhaço. Apesar de trabalharmos para o palhaço branco vamos jogar com o nariz em muitos momentos.

–  vestidos elegantes, com lantejoulas, chapéus, chapéus, gravatas muito elegantes, traga-os👒🎩 Aqueles que você usou em um casamento e nunca mais usou, saltos, penas, estolas…

– O seu guarda-roupa de palhaço Augusto também

– Se você toca um instrumento, faz malabarismos ou tem alguma habilidade performática, traga-o, quase certamente tocaremos com ele.

Merche Ochoa radicada em Barcelona desde 1989, onde desenvolveu a sua carreira profissional como palhaça, diretora e pedagoga. Formada em Arte Dramática pela EAD de La Rioja, formou-se como palhaça com Berty Tovias, Eric de Bont, Jango Edwards, Johnny Melville e Philipe Gaulier entre outros.

Como Pedagoga, é professora desde 1993 em escolas de teatro de Barcelona como Estudis de Teatre Berty Tovias, Estudis Escenics el Timbal, estúdio de teatro Victor Hernando, La Otra Orilla, Escola de Teatre Xavier Gratacós e no âmbito de vários festivais: Festival Internacional de Palhaças de Andorra, Festival Internacional de Quadrinhos Femininos do Rio de Janeiro (Brasil) e o Festival Internacional Cornellà Pallassos. Ministra oficinas de reciclagem e treinamento aprofundado para profissionais na Colômbia, Suíça, Itália, Brasil e boa parte da Geografia espanhola, bem como para organizações de palhaços hospitalares, Pallapupas (Barcelona), PasyaSOSpita (Valência), Sonrisa Médica (Maiorca), Hospitran (Fuerteventura) e Pupaclown (Múrcia). Atualmente faz parte da equipe docente do Mestrado em Mediação Artístico pela Universidade de Barcelona.

Colabora com a PsF (Pallassos sentido Fronteres) como pedagoga e palhaça na Guiné Equatorial, Nicarágua e Jordânia. Como palhaça trabalha nas companhias “La Flor con Bambas”, “Trio por Narices”, “Papillon’s Clown’s”, “The Village Idiots”, “StarTres” e atualmente em “Merche 8A & Cia” empresa palhaços Participe do “Matx de Pallassos” dirigido por Jaume Mateu e Montse Trias dividindo o palco com Tortell Poltrona, Claret Clown, Jordi Martinez, Marcel Gros, Lola González, Cristi Garbo entre outros.

Dirigiu palhaços e circenses como Caroline Dream, Panettone Brothers, Las Pituiter, La Sonrisa, Cirquet Confetti, Tiritirantes, Javier Ariza e muitos outros em combinações circo e cabarés.

Em 2011 fundou e dirige o projeto de investigação e formação regular de palhaços “El Rinclowncito.”

O resultado desta pesquisa são os cursos em que ela recupera as figuras e os papéis tradicionais: Cara Branca, Contra Augusto e Augusto, porque saber de onde viemos é fundamental para colocar-nos no presente e saber para onde vamos.


Inserido no VIII Mostra Gargalhadas na Lua – Setembro 2024 Lisboa

ATÉ 31 DE AGOSTO
TODOS OS WORKSHOPS TÊM UM DESCONTO DE 20% 

Após 31 de Agosto
Workshop “Comédia Gestual ” Valor 30 euros
Workshop “Palhaç@ Branco” Valor 75 euros
Workshop “O Clown e a sua poética” Valor 100 euros

Caso a inscrição seja para mais do que uma oficina:
– Oficina 16h+12h – valor 160 euros
– Oficina 16h+4h – valor 125 euros
– Oficina 12h+4h – valor 100 euros
– Oficinas 16h+12h+4h – valor 185 euros

INSCRIÇÕES
https://forms.gle/xNNU6HxVZpM6wkJG9

CONTACTOS
e-mail [email protected] 
telf: 00351 926899394

Organização
Lua Cheia Teatro para todos
A Nariguda

Apoio 
Câmara Municipal de Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa
DgArtes/República Portuguesa – Direção-Geral das Artes

Parceria
Junta de Freguesia de Carnide
Casa do Coreto

Local
Casa do Coreto
Rua Neves Costa 45 Carnide